Páginas

UMA TURMA DA ESCOLA

Nós somos o 5º 2 no ano 2007/2008

Este espaço pretende ser um lugar possível para a troca de opiniões e de experiências entre uma comunidade mais alargada e composta quer por alunos, quer por professores, quer por outros intervenientes, num Percurso como este: ALTERNATIVO!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Devíamos passar menos tempo

... a classificar as crianças e mais tempo a identificar as suas competências e dons naturais, e a cultivá-los."
(Goleman,1955)
AQUI FICA A REFLEXÃO DE UMA EXPERIÊNCIA:
"Gostei muito embora tenha saído com a sensação que dei tudo o que tinha.
É importante que sejam eles a produzir a análise do quotidiano e da sua forma de estar. Considero que com a participação em torno da reflexão de assuntos que estão próximos deles primeiro, podendo depois alargarmo-nos a outros conteúdos e contextos, é possível conseguir o envolvimento de todos, ou quase, e o auto-reconhecimento do que nos perturba, o Miguel primeiro e o Zé depois.
Claro que uma sessão partilhada por dois (ou mais) professores é mais simples e mais gratificante.
Em sessões de trabalho no âmbito do desenvolvimento pessoal e social gosto que nos olhemos nos olhos, daí aquela distribuição. Em circulo ou em U são, para mim, as situações de maior interacção no grupo.
O que lhes pedi foi que escrevessem duas características da escola, uma que considerassem positiva e outra negativa. Virámos os cartões ao contrário e eu lia sem se saber quem tinha escrito e sem previamente a considerar positiva ou negativa. Objectivos:

- nós somos parte da solução, responsabilidade
- o mesmo tópico pode ser encarado de formas muito diferentes, respeito pela diversidade
- analisar e reflectir opiniões diferentes, enriquece-nos e torna-nos mais competentes socialmente
- todos participámos, na nossa vez e fomos ouvidos (excepto a Cristina que vai precisar de mais tempo)."
As palavras são da professora Filomena que sugeriu esta actividade como forma de diversificar estratégias e dinâmicas de trabalho mais motivadoras, no sentido de superar dificuldades que as aulas ditas " normais" sempre deixam instalar.

Sem comentários:

Pode ser divertido estar na escola...

É mesmo...
Don't send a lame eCard. Try JibJab Sendables!
Que divertido Ah Ah Ah,,,
Don't send a lame Congrats eCard. Try JibJab Sendables!