(Goleman,1955)
AQUI FICA A REFLEXÃO DE UMA EXPERIÊNCIA:
"Gostei muito embora tenha saído com a sensação que dei tudo o que tinha.
É importante que sejam eles a produzir a análise do quotidiano e da sua forma de estar. Considero que com a participação em torno da reflexão de assuntos que estão próximos deles primeiro, podendo depois alargarmo-nos a outros conteúdos e contextos, é possível conseguir o envolvimento de todos, ou quase, e o auto-reconhecimento do que nos perturba, o Miguel primeiro e o Zé depois.
Claro que uma sessão partilhada por dois (ou mais) professores é mais simples e mais gratificante.
Em sessões de trabalho no âmbito do desenvolvimento pessoal e social gosto que nos olhemos nos olhos, daí aquela distribuição. Em circulo ou em U são, para mim, as situações de maior interacção no grupo.
O que lhes pedi foi que escrevessem duas características da escola, uma que considerassem positiva e outra negativa. Virámos os cartões ao contrário e eu lia sem se saber quem tinha escrito e sem previamente a considerar positiva ou negativa. Objectivos:
- nós somos parte da solução, responsabilidade
- o mesmo tópico pode ser encarado de formas muito diferentes, respeito pela diversidade
- analisar e reflectir opiniões diferentes, enriquece-nos e torna-nos mais competentes socialmente
- todos participámos, na nossa vez e fomos ouvidos (excepto a Cristina que vai precisar de mais tempo)."
É importante que sejam eles a produzir a análise do quotidiano e da sua forma de estar. Considero que com a participação em torno da reflexão de assuntos que estão próximos deles primeiro, podendo depois alargarmo-nos a outros conteúdos e contextos, é possível conseguir o envolvimento de todos, ou quase, e o auto-reconhecimento do que nos perturba, o Miguel primeiro e o Zé depois.
Claro que uma sessão partilhada por dois (ou mais) professores é mais simples e mais gratificante.
Em sessões de trabalho no âmbito do desenvolvimento pessoal e social gosto que nos olhemos nos olhos, daí aquela distribuição. Em circulo ou em U são, para mim, as situações de maior interacção no grupo.
O que lhes pedi foi que escrevessem duas características da escola, uma que considerassem positiva e outra negativa. Virámos os cartões ao contrário e eu lia sem se saber quem tinha escrito e sem previamente a considerar positiva ou negativa. Objectivos:
- nós somos parte da solução, responsabilidade
- o mesmo tópico pode ser encarado de formas muito diferentes, respeito pela diversidade
- analisar e reflectir opiniões diferentes, enriquece-nos e torna-nos mais competentes socialmente
- todos participámos, na nossa vez e fomos ouvidos (excepto a Cristina que vai precisar de mais tempo)."
As palavras são da professora Filomena que sugeriu esta actividade como forma de diversificar estratégias e dinâmicas de trabalho mais motivadoras, no sentido de superar dificuldades que as aulas ditas " normais" sempre deixam instalar.
Sem comentários:
Enviar um comentário